O problema da verdade.
O que é a verdade?
Esse problema tem sido recorrente no que conhecemos da história humana.
Pra começar, vemos um relativismo nas crenças, cada sociedade em cada lugar em cada tempo tem uma visão de mundo diferente. E mesmo numa sociedade há diversos grupos e seguimentos diferentes de crenças sobre vários assuntos. Cada pessoa tem um pensamento diferente das outras.
Outra questão é a falibilidade humana, afinal errar é humano, nós humanos somos seres falhos, que estão constantemente falhando e cometendo erros.
Diante desses problemas, podemos confiar nos outros? Podemos acreditar no que as pessoas nos dizem ou até mesmo em nós mesmos se somos todos falhos e se há tanta relatividade e divergência? Mesmo se todo mundo pensasse o mesmo sobre tudo, num pensamento homogêneo, poderíamos confiar em todo mundo, ou buscaríamos uma certeza sobre qual a realidade?
Estamos diante de um problema difícil, porque até muitos que se ocuparam desse problema, não obtiveram sucesso quanto à questão da verdade, então estamos diante de um problema não trivial, o que exige esforço e dedicação quanto a ele.
Alguns diriam que a Ciência Moderna é a verdade, mas mesmo essa ciência teve e tem falhas e em vários assuntos ela não tem provas definitivas ou consenso, e até mesmo consensos já estiveram errados.
Outros diriam que a verdade é o que a maioria acredita, mas a crença da maioria varia no espaço e no tempo, além de ter errado muitas e muitas vezes, sendo que fatores culturais influenciam pessoas, de modo que a maioria reflete sua cultura, mas não a verdade dos fatos.
Então qual seria a verdade ou qual seria o meio de se encontrar a verdade com segurança?
Toda verdade é absoluta e inquestionável, se uma verdade não for absoluta, não é uma certeza de verdade, mas um achismo, algo que tem apenas probabilidade, uma especulação, uma mera opinião. Se algo é verdade, pode até ser questionado, mas tal questionamento sempre se mostrará infrutífero e incorreto se se souber corretamente como proceder com o questionamento, se o que é questionado é realmente a verdade.
Muitos hoje dizem que a verdade é relativa, mas se assim o fosse, haveriam vários mundos diferentes para cada pessoa, o que seria absurdo. Logo, a realidade é a mesma para todas as pessoas, e o que muda é como essa realidade é percebida. É uma questão da mente, não de como o mundo é.
Para conhecermos a verdade, é preciso que nosso pensamento corresponda à realidade, é preciso que nossa mente esteja de acordo com a realidade, assim é que podemos saber a verdade. Mas como fazer nosso pensamento corresponder à realidade? Isso exige de nós fazermos uma investigação. Uma investigação de por que modos podemos conhecer a verdade, uma investigação sobre a realidade, como ela é, como ela funciona, e por quais métodos e meios podemos conhecer a verdade, assim poderemos conhecer suas verdades. Como a realidade é imensa, é preciso dividir e delimitar o que queremos conhecer e investigar, para nos especializarmos em determinados assuntos de nosso interesse, e conhecer a verdade que queiramos conhecer. Mas ao mesmo tempo é preciso ver o todo, conhecer sobre o todo, porque as noções gerais compreendem o específico e nos capacitará a compreende-lo. Cada coisa deve ser conhecida na sua especificidade, em cada caso, e ao mesmo tempo, conhecida pela estrutura geral dos seres, existe um diálogo entre o específico e o geral, tal diálogo nos fará enxergar o objeto tal como ele é. Existem níveis de especificidade e generalidade, que são um o inverso do outro, porque a realidade está em níveis típicos, isto é, um ser está dentro de um grupo de seres, que está dentro de outro, que por sua vez está dentro de outro etc. E um ser abrange outros, que são partes que o constituem, que por sua vez possuem várias partes etc. E cada ser é de um tipo, dentro de um tipo maior etc. E cada ser possui seres de tipos dentro de si. Assim a realidade é em níveis típicos. Se forem entendidos os níveis típicos dos seres, melhor ainda se os conhecerá.
O problema da verdade então se torna um problema de métodos e meios, de conhecer a realidade geral e específica. O conhecimento geral vem pela lógica e conhecimento da realidade. Já o conhecimento específico vem pelo conhecimento do assunto. Tais assuntos foram abordados nos posts sobre Epistemologia e Método de se conhecer as verdades.
Assim, conhecer a verdade não é algo simples, mas complexo, que envolve meios, métodos e conhecimento, o que foi abordado nessas postagens citadas, e que se pretende continuar a abordar nesse blog, pois seu objetivo é a investigação da realidade, o conhecimento das verdades e da realidade. No futuro, pretendemos investigar como a Lógica, a Filosofia e as ciências podem nos ajudar nesse objetivo, o que pretendemos ter um método seguro e confiável de as usar como ferramentas, bem como opiniões, filosofias, crenças e tradições da humanidade.
Comentários
Postar um comentário