O respeito pela realidade

 O respeito pela realidade. 


Nossa cultura ensina a respeitar a autoridade mas não ensina a respeitar a realidade. Quem já ouviu falar em respeitar a realidade? Quase ninguém ouviu falar disso. 

Estamos num sistema que dá o poder a pessoas, mas não à realidade sobre nós. Quem tem influência quase sempre prefere que as pessoas sigam suas ideias do que busquem a verdade por si próprias, assim vivemos numa estrutura de poder e dominação. Pensamentos e ideias são poder, porque as pessoas pensam, falam e agem conforme elas acreditam que as coisas sejam.


A realidade é tudo o que existe enquanto real, não ilusório, não fantasioso, não fictício, não mentiroso, não falacioso, não enganoso. 

Ou seja, tudo o que está fora da realidade é ilusório, fantasioso, fictício, mentiroso, falacioso, enganoso. 

Então a realidade é tudo o que importa, o resto é ilusão. 


Muitas pessoas não respeitam a realidade, não se importam com a verdade, só se importam com suas opiniões. Muitas pessoas vivem assim, eu tenho minha opinião, pronto e acabou. Assim cada um faz da verdade a sua própria opinião, passando por cima da realidade e dos fatos. Portanto, é necessário respeito pela realidade para  conhecê-la. 


Na nossa cultura, as pessoas não sabem a diferença entre opinião e conhecimento. A opinião é algo que a pessoa acredita por qualquer motivo, seja ele legítimo ou não. Já o conhecimento é crença verdadeira justificada. O não saber essa diferença faz com que tudo seja tratado como mera opinião, onde cada um tem a sua, criando um relativismo e impedindo o progresso do conhecimento e impedindo que o conhecimento das verdades chegue às pessoas. 


Devemos respeitar a opinião das pessoas, mas ficar só nessa de: eu tenho a minha opinião, você tem a sua, eu te respeito e você me respeita faz as pessoas ficarem estagnadas e sem aprender algo novo. É bom haver o diálogo, a troca de informações, de conhecimento e o debate civilizado, as pessoas buscando verdades juntas e refletindo sobre as coisas. 

Para conhecer as verdades é preciso adequar o pensamento à realidade, e para isso é preciso deixar as opiniões de lado, para se submeter à realidade, não criticar a realidade. Não aceitá-la ou querer inventar uma teoria para fugir da realidade é tolice, é preciso aceita-la como ela é. E aceitar a realidade como ela é não é aceitar o que as pessoas dizem que ela é, mas aceitar as evidências, fatos e provas. Para isso é preciso conhecer sobre evidências, fatos e provas, saber identificar e discernir entre a evidência e a falsa evidência, entre fato e especulação, entre prova e falácia. 


Conhecer as verdades exige respeitar a realidade, ter reverência por ela, ter zelo, diligência, admiração, amor pela verdade e temor da verdade. A sabedoria é uma busca incessante pelo conhecimento e pelo saber, é ir aprendendo a cada dia mais e se aperfeiçoando. Assim viver a sabedoria é um estilo de vida em que há um aprendizado constante e aplicação desse aprendizado nas questões da vida e na vida prática. 


A realidade não é uma pessoa ou entidade, porque ela se refere a vários conjuntos de seres existentes. No entanto temos que lidar com ela como autoridade máxima, porque a realidade é a expressão da sabedoria divina para os homens. É porque ela é a realidade, ela é o que importa, o resto é ilusão e fantasia. 


A autoridade está na verdade e não a verdade na autoridade. 


O respeito e a reverência pela realidade nos faz busca-la  e aceitá-la ao invés da mentira, ao invés do nosso eu e do nosso ego. O zelo e a diligência nos faz saber lidar com os pensamentos de modo a chegar à adequação à realidade, à verdade. O amor pela verdade nos faz busca-la e aceitá-la. O temor da verdade nos faz buscar não errar, a não ir pela nossa vontade ou nossa própria opinião infundada, mas ir pelo caminho da realidade. 


Assim é preciso ter um profundo respeito pela realidade, temos que difundir essa ideia na cultura humana, assim a sabedoria se fará mais presente e trará transformação na cultura e nas vidas das pessoas. 


Nós tendemos a manipular o que acreditamos ser a verdade segundo nossas opiniões. Quando vemos através de uma opinião, nos apegamos a ela, gostamos dela e passamos a querer acreditar nela. Então passamos a ver através dela, e quando nos vem com uma ideia diferente, acontecem dois processos: o primeiro é o de acharmos que ela é a verdade, e buscamos explicações pra tentar justifica-la; o segundo é o de vermos as coisas por aquela opinião e ir raciocinando como se ela fosse a verdade, gerando pensamentos, explicações e justificativas nessa linha, nunca vendo pela linha oposta ou por outra linha, assim temos uma única imagem na mente do que seja possível interpretar os fatos, e acreditamos nessa imagem como explicação única e definitiva para o conjunto de fatos que temos em vista, além de nos apegarmos emocionalmente a essa imagem e a querermos acreditar por ela. Ver outras visões sobre a mesma coisa pode ser importante, porque passamos a ver os fatos com uma outra interpretação, de um outro ângulo, outro ponto de vista. Assim possivelmente podemos ver qual conjunto de interpretações, que constitui aquela visão, é o adequado para interpretar aqueles fatos. Também podemos analisar quais interpretações estão fundamentadas e quais não. E podemos buscar fatos ou ver fatos em específico que descartam visões até restar apenas uma. Se tiver restado apenas uma e ela for a única das possibilidades possíveis, então é a visão verdadeira. Vale ressaltar que ser a única das possibilidades possíveis não significa que seja a única que conhecemos, mas a única que possa existir. E outra forma de saber se essa visão é a verdadeira é verificando se suas interpretações dos fatos são todas provadas e essa visão se restrinja a interpretar esses fatos. Caso isso seja verdade, então é uma visão verdadeira. Caso contrário, deve-se investigar mais. 


Assim é preciso não ficar preso à própria opinião, é preciso resistir à vontade de explicar as coisas por ela ou de se fixar nela e tentar justifica-la, é preciso verificar se é verdade, investiga-la, checando seus pontos. E buscar uma prova do que quer que seja, sendo útil buscar outras visões, as opiniões dos sábios, para começar a investigação, para ter conteúdo pelo qual investigar. 


O respeito pela realidade envolve buscar conhecimento e a usar esse conhecimento para conhecê-la. Quanto mais se conhece da realidade, mais se a pode conhecer. Quanto mais se conhece de uma realidade em específico, mais se a pode conhecer e com mais intensidade do que com o conhecimento geral, e ambos são necessários(específico e geral). 

Ter e desenvolver inteligência é muito útil para isso, já que se lida com o conhecimento. 

A verdade está no objeto, então o objeto deve estar em estudo e análise. Mas o sujeito interfere na percepção dessa verdade. Então para ver a verdade deve-se trabalhar o sujeito para buscar o conhecimento do objeto adequadamente e buscar o conhecimento do objeto, segundo os critérios da própria realidade, que se adquire nessa interação investigativa do sujeito para com os objetos do mundo real. 


Então respeitar a realidade é fundamental, e portanto é necessário difundir esse pensamento e prática na cultura humana, assim todos se beneficiarão dos resultados que tiverem uns dos outros, de si mesmos e da comunicação dos resultados encontrados, gerando uma cultura de sabedoria, conhecimento e de bons resultados que virão para todos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova rigorosa da existência de um Deus Criador: por eliminação de possibilidades.

Epistemologia.