O que é Lógica.

 Muitas pessoas falam que algo tem ou não tem lógica, que algo é ou não é lógico, mas muitas vezes o que eles dizem por lógica, na verdade não é lógica, mas verossimilhança. Verossimilhança é uma tendência de ser das coisas, é o que tem maior probabilidade de ser, aquilo que combina, o que parece ser, o que se espera que seja, o que costuma ser, o que faz parte de um esteriótipo. Entretanto a verossimilhança não é a lógica. Vemos muitas pessoas dizendo: isso não tem lógica, e descartam a possibilidade de a coisa ser, acreditando não ter lógica, mas na verdade não tem é verossimilhança, mas pode ter lógica. Isto é, ser real.

Para resolver esse problema, explico aqui resumidamente sobre o que é lógica: A Lógica é uma ciência formal, que faz parte da Filosofia e da Matemática. A Lógica é uma instrumento, um conjunto de ferramentas, para se tirar conclusões corretamente, para se pensar corretamente ou retamente. São princípios básicos da lógica: identidade, não contradição e terceiro excluído. O princípio da identidade diz que toda proposição(frase) é igual a si mesma. O princípio da não contradição diz que uma proposição não pode ser ela e a negação(contrário) dela ao mesmo tempo, por exemplo: uma partícula indivisível não pode ser dividida. E o princípio do terceiro excluído diz que algo só pode ser algo ou não algo, mas não uma terceira coisa. Exemplo: uma partícula ou é divisível ou indivisível, não pode ser uma terceira coisa. 

Um exemplo da diferença entre verossimilhança e lógica é a queda de um elevador. Muitas pessoas diriam: não tem lógica um elevador cair! Mas pode ser que caia por falta de manutenção. Então é lógica a possibilidade de um elevador cair, embora isso seja improvável, difícil de acontecer. 

Então é importante distinguir, a Lógica e seus princípios, da verossimilhança. Muitas pessoas tiram falsas conclusões confundindo, misturando esses conceitos, o que acaba por prejudicar seu raciocínio e intelecto. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova rigorosa da existência de um Deus Criador: por eliminação de possibilidades.

Epistemologia.

O respeito pela realidade