Contradições.
Existem basicamente 2 tipos de contradições: a contradição metafórica e a contradição lógica.
A contradição lógica se refere a coisas que são impossíveis de serem verdade simultaneamente. Por exemplo: um vaso de planta ser todo verde e ter algumas partes amarelas ou um time ser composto todo de pessoas altas e ser composto todo por pessoas baixas, alguém invencível ser derrotado ou um ser imortal morrer. Como vemos pelos exemplos, essas proposições(frases) são falsas, porque se referem a duas coisas que são impossíveis de serem verdade ao mesmo tempo, não sendo reais, portanto.
A contradição metafórica parece com a contradição lógica, ela é a negação do que se espera de algo, a negação da coerência metafórica de algo. Por exemplo: um conservador aprovar o aborto ou pessoas enriquecerem numa crise. Como podemos ver, a contradição metafórica parece uma contradição lógica, mas é diferente porque por mais estranha ou absurda que pareça ser, não é impossível de ser. Uma contradição metafórica pode acontecer e mesmo assim ser verdade. Ela se refere a coisas inverossímeis(improváveis) mas possíveis, coisas que não combinam, mas ainda assim podem ser reais.
A contradição lógica é a verdadeira contradição, ela sim é contradição no sentido literal. A contradição metafórica não é uma contradição real, é uma pseudocontradição, por isso que devemos preferir clamá-la de contradição metafórica ao invés de contradição simplesmente; mas se o contexto figurado for claro, podemos clamá-la simplesmente de contradição, sem prejuízo de entendimento. Um exemplo disso é quando dizemos que a História está cheia de contradições, e está, cheia de contradições metafóricas. Entretanto uma História real não pode admitir contradições lógicas.
É importante discernir esses dois tipos de contradição, para que não se confunda uma com a outra e acabe errando raciocínios. Assim é fundamental entender essa diferença afim de raciocinar de maneira clara e de maneira certa.
Comentários
Postar um comentário